07/01/2007

Levantamento de percepções sobre blogs e sua exploração em contextos educativos

Descrevam e discutam a experiência de exploração de blogs (tanto a nível pessoal como profissional) que têm.

Sem fazer pesquisa sobre o assunto e tendo em conta as vossas percepções e vivências, mas considerando que, tal como outras ferramentas da hoje denominada Web 2.0, muitos autores advogam a utilização de blogs na educação, refiram como podem ser explorados com fins educativos? Que potencialidades e limitações consideram que têm? Que vantagens e desvantagens podem ter relativamente a outras ferramentas de comunicação, como o email, as listas, news groups, fóruns de discussão, …? Quais os factores que podem facilitar ou inibir a sua utilização?

Tal como relativamente ao tema da disciplina outras questões e outros tópicos podem surgir no decurso das vossas reflexões que serão sempre bem vindos.

Ao trabalho!

MJL

Percepções sobre o tema da disciplina

Baseando-vos nas vossas percepções e, eventualmente em experiências anteriores, discutam o que entendem por avaliação de software educativo. Várias questões se podem colocar a partir do tema da disciplina. Tendo em vista guiar a discussão, sugiro seguidamente algumas:

Sobre avaliação - O que é avaliar? E avaliação de recursos educativos? Quem a faz? Com base em quê? Como? Que outros termos consideram estar associados ao conceito de avaliação?

Sobre software educativo - O que entendem por software educativo? Que software educativo conhecem? Que tipo de aplicações informáticas engloba este termo? Tendo em conta que em contexto educativo, podem ser exploradas aplicações informáticas gerais, processadores de texto, bases de dados, ferramentas de elearning, … , poder-se-á também considerá-lo como software educativo?

Sobre avaliação de software educativo – O que é? Quem faz? Com que finalidades? Haverá “receitas” para avaliar software educativo? Não havendo, o que se deve ter em conta? Como se faz? Em que contextos?

Outras questões se poderão levantar e espero que a discussão as faça emergir.

Se já alguma vez fizeram avaliação de software educativo, refiram com que finalidade, quem foi envolvido, como a efectuaram e quais os resultados.

Bom trabalho!

MJL

Boas vindas!

Sejam bem vindos a este blog que foi criado no âmbito da disciplina de “Avaliação de software educativo”, disciplina de opção do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro.

Pretende-se que se constitua como um espaço de partilha e discussão de informação sobre o tema da disciplina e em simultâneo acerca da exploração de blogs na formação pós-graduada, enquanto ferramenta de construção de conhecimento colaborativa.

Todas as contribuições são bem vindas!

Maria João Loureiro (MJL)