Como foi anunciado, no decurso da disciplina, o trabalho desenvolvido tem sido objecto de investigação, nomeadamente no que respeita à avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem que se tentou promover. Podem encontrar versões “draft” de alguns dos artigos nas ligações seguintes:
Loureiro, M. João et al. (2007). Integrating Eassessment as an Inmost Part of the Teaching and Learning Process. Artigo publicado nas actas da conf E-Learn 2007.
Pombo, L et al. (2008). Teaching and evaluation strategies in online contexts – the case study of Educational Software Evaluation. Artigo publicado nas actas da conf IASK 2008
O trabalho desenvolvido foi também apresentado num "workshop" da EDEN, tendo ficado entre os seis melhores contributos e publicado em livro. Aqui fica a referência:
Pombo, L., Loureiro, M.J., Balula, A., e Moreira, A. (2009). Diversity of strategies to promote effective b-Learning: a case study in Higher Education. In U. Bernath, A. Szücs, A. Tait & M. Vidal (Eds). Distance and E-learning in Transition – Learning Innovation, Technology and Social Challenges. ISTE & John Wiley & Sons, Inc., 627-644.
Uma análise das percepções dos alunos envolvidos relativa à utilização das ferramentas de comunicação (LMS, blogs, wikis, Skype, ...), exploradas no desenvolvimento dos trabalhos dos diferentes grupos, foi apresentada no Encontro Web 2.0, na Universidade do Minho:
Loureiro, M.J., Pombo, L., e Moreira, A. (2008). Percepções dos alunos sobre a utilização de diferentes ferramentas de comunicação – um estudo de caso no Ensino Superior. In A. A. A. Carvalho (org.). Actas do Encontro sobre Web 2.0. Braga, Portugal, 10 de Outubro, 97-107.
Não menos relevante, dado atestar da qualidade dos trabalhos efectuados no âmbito desta disciplina, é alguns desses trabalhos terem sido apresentados na Conferência Challenges 2007 e também publicados no livro:
Silva, B., et al. (Orgs). "Avaliação Online". Braga: CC da Universidade do Minho
Boas leituras e façam comentários.
MJL e L. Pombo
23/04/2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)