07/01/2007

Levantamento de percepções sobre blogs e sua exploração em contextos educativos

Descrevam e discutam a experiência de exploração de blogs (tanto a nível pessoal como profissional) que têm.

Sem fazer pesquisa sobre o assunto e tendo em conta as vossas percepções e vivências, mas considerando que, tal como outras ferramentas da hoje denominada Web 2.0, muitos autores advogam a utilização de blogs na educação, refiram como podem ser explorados com fins educativos? Que potencialidades e limitações consideram que têm? Que vantagens e desvantagens podem ter relativamente a outras ferramentas de comunicação, como o email, as listas, news groups, fóruns de discussão, …? Quais os factores que podem facilitar ou inibir a sua utilização?

Tal como relativamente ao tema da disciplina outras questões e outros tópicos podem surgir no decurso das vossas reflexões que serão sempre bem vindos.

Ao trabalho!

MJL

29 comentários:

ASE disse...

As ferramentas de Web 2.0 pela perspectiva de socialização que lhes está inerente, permitem uma maior facilidade no acompanhamento dos assuntos em análise, pois quando utilizadas em conjunto com ferramentas de agregação, permitem seguir em simultâneo várias plataformas (ex.vários blogs), quase em tempo real.
Assim, facilitam o processo de construção do conhecimento, pela metodologia de partilha subjacente, e pelo trabalho cooperativo que promovem entre todos os envolvidos.
A facilidade de utilização destas ferramentas é uma das suas maiores vantagens, pois não é necessário se um "expert" em TIC para poder participar nas actividades dinamizadas.
A sua maior inibição poderá eventualmente ser o facto de se tratar de um ambiente aberto aos "olhos do mundo", o que poderá ser uma barreira para certas mentalidades menos dadas a esta faceta da Web 2.0.
No âmbito deste mestrado, tenho participado em actividades que envolvem a utilização das ferramenteas da Web 2.0, e penso que tem sido uma mais valia do próprio mestrado. Profissionalmente, iniciei recentemente algumas experiências com os alunos do 9º ano, na disciplina de TIC. Apesar de estar numa fase muito inicial, a adesão por parte deste tem sido positiva.

Isabel Barbosa

ASE disse...

Na minha opinião, os blogs podem ser ferramentas muito úteis em contexto educativo. Dada a facilidade da sua implementação e gestão, e por permitirem uma grande interactividade e a realização de um trabalho colaborativo, são ferramentas que se podem explorar nas diferentes disciplinas, de forma a complementar a abordagem de conteúdos em sala de aula.
Para além dos aspectos mencionados pela Isabel, creio que os blogs podem funcionar como agentes motivadores, uma vez que cada vez mais os nossos alunos se interessam por esta temática que se vai enraizando no quotidiano.
Neste momento, estando mais desperta para esta questão também pondero a criação de blogs para as minhas turmas, muito embora tenha ainda de amadurecer esse projecto ( e arranjar tempo para o fazer!).
Sandra Vasconcelos

ASE disse...

A propósito de blogs, e já que está relacionado com a nossa discussão, alguém está a participar na iniciativa "Bloga Portugal" do projecto PT Escolas? Parece-me um desafio interessante, que se insere nesta lógica cada vez mais presente da web 2.0..Veremos... :)

Sandra Vasconcelos

GRF disse...

A consciência da existência de uma Web 2.0 ainda é relativamente recente para mim, embora, inconscientemente, já as fosse utilizando.

Neste momento, no contexto da iniciativa "Bloga Portugal", estou a dinamizar dois grupos de alunos, no sentido de desenvolverem e dinamizarem dois blogues.

Algo que penso ser interessante abordar será a utilização dos serviços de blogues para portefólio digital.

Na minha perspectiva, os blogues poderão ter uma utilização interessante a nível educativo, devido, essencialmente, à facilidade de publicação. Um dos factores inibidores da utilização das tecnologias em contexto educativo é a complexidade das mesmas e a necessidade de possuir alguns conhecimentos específicos para poder manuseá-las. Por seu lado, os blogues são fáceis de criar e manter. Os alunos não têm de desenvolver competências prévias complexas para poderem participar. Também não existe a necessidade de desenhar a página, pois os blogues já dispõem de modelos atraentes e eficazes.

Carlos Vaz

ASE disse...

Em primeiro lugar posso dizer que utilizo e visito diversos blogs, possuindo também um pessoal. O “bichinho” dos blogs já existia, mas não posso deixar de atribuir a revelação do seu valor para mim devido à disciplina anterior. A descoberta das ferramentas de agregação levou-me igualmente a consultar blogs, mesmo fora do âmbito da disciplina anterior, com alguma regularidade.
Quanto ao seu potencial educativo julgo que ele é muitas vezes ignorado, porém quando é dado espaço à sua utilização os benefícios são geralmente significativos (já tive conhecimento de uma escola que utilizava o blog para a realização/divulgação do seu jornal de escola). Os alunos, na sua maioria, sentem maior à vontade para manifestarem as suas opiniões num blog, comparativamente a uma sala de aula, pois o facto de se poderem esconder por detrás de um teclado permite uma abertura e partilha de opiniões maior. A notoriedade que um blog acarreta, devido ao seu carácter público também leva o aluno a sentir que faz parte de algo, que outras pessoas que não os seus colegas poderão visualizar e comentar.
Em comparação com outras ferramentas, como por exemplo os fóruns de discussão, considero que as vantagens são imensas, principalmente devido à catalogação da informação. A divisão por categorias ou títulos faz uma filtragem da informação que não é tão fácil de existir num fórum como o do BB, por exemplo.
Obviamente que um blog não serve todos os propósitos educativos, mas sem dúvida que pode contribuir para o realização de alguns deles.

Célia Tavares

ASE disse...

O conceito básico inerente à web 2.0 é o utiizador criador. Deixamos apenas de consumir informação e passámos também a produzir e a partilhar. Os blogs são o melhor exemplo disso. Claro que os blogs podem e devem ser usados em contexto educativo, assim como todas as ferramentas de comuncação da web 2.0. A sua maior vantagem é o facto de permitir que toda a gente tenha uma página pessoal na web sem ter, necessariamente, grandes conhecimentos informáticos. Sempre com os devidos cuidados deontológicos, um blog pode ser um meio do professor interagir intemporalmente com os alunos. As desvantagens relativamente a outros meios como o fórum e o e-mail são a sua maior abrangência e daí o risco de alguma dispersão. Bom, mas se formos por aí, pois há que dizer que os perigos estão hoje sempre presentes neste globalismo tecnológico e informativo, o que é absolutamente incontornável. No entanto não me parece inibidor da sua utilização em contexto educativo.
Os blogs constituem um excelente meio para a organização de aulas, investigações, produção e divulgação de conteúdos, contruindo algo parecido com um portfolio virtual no processo ensino/aprendizagem.
Outra das grandes vantagens deste meio é a possibilidade de todos os alunos e utilizadores estarem em absoluta igualdade, quanto à oportunidade de intervenção e participação, o que num contexto presencial, é muitas vezes condicionado por factores de ordem pessoal, noeadamente socio-afectivos. A melhor forma de incrementar a sua ulilização parte do professor começar nos anos básicos do ensino a sensibilizar os alunos para estas tecnologias como meio de partilha e divulgação de conteúdos, pessoais ou não como textos, músicas, fotografias, vídeos e tudo o mais. Promove-se, assim, a interatividade entre todos, podendo-se criar grupos de interesse e, no geral, uma comunidade educativa e colaborativa.

Paulo Carvalho

Jaime Ribeiro disse...

Olá

A minha expeiência com Blogs é relativamente recente. Apesar de ter participado em alguns anteriormente, só na disciplina de TCED é que realmente se iniciou a minha experiência no mundo dos Blogs. Foi criado um blog para o grupo de trabalho que desde então tem sido amplamente utilizado em conjugação com a ferramenta de agregação netvibes. Na disciplina de AGA foi igualmente utilizado um novo blog de suporte ao curso implementado.
Da experiência recolhida já verifiquei, efectivamente, que os Blogs são um bom complemento para uma comunidade de interesses comuns, nomeadamente, numa comunidade de aprendizagem.
As vantagens que penso que se podem retirar com a utilização de Blogs relacionam-se directamente com a possibilidade de partilha de informações e discussões que muito contribuem para a construção do conhecimento dos envolvidos. Podem-se ainda extrair vantagens com possibilidade da utilização de ferramentas de agregação que facilitam em muito a obtenção de informações dos blogs que temos agregados.
Neste âmbito, penso que, actualmente, existem muitas potencialidades na utilização dos blogs como ferramenta educativa, não só como espaço de discussão, mas também como suporte para a partilha de ficheiros (tipo vídeo).
Relativamente às ferramentas enunciadas, penso que um blog assemelha-se a um fórum de discussão, mas com as vantagens e desvantagens inerentes à sua maior "abertura". Neste campo podem surgir comentários pertinentes como comentários sem nenhuma pertinência vão contra os parâmetros da discussão, provenientes até de elementos exteriores que procuram o boicote, embora com a utilização de medidas defensivas. O blog, evidencia uma melhor participação do que pela utilização de mail e listas, não só pelo facto de ser mais público, não se restringindo só aos inscritos e, por essa mesma possibilidade de discussão, que penso não existirem nos news groups.
Sintetizando, o enorme testamento (hj tou irritado por questões adversas eh eh), sim: os blogs são boas ferramentas de ensino, pelo espaço de discussão público, mas do facto de ser público advém fragilidades.

Jaime Ribeiro

José Sá disse...

Eu não conhecia muito bem o que eram blogs até frequentar este mestrado. Mas fiquei rendido às potencialidades e aos horizontes que eles nos abrem. O blog pode, deve e é utilizado, e muto bem, como apoio à educação. É um espaço de debate aberto, facilitador de uma aprendizagem significativa e colaborativa. Aparentemente pode existir um obstáculo: as pessoas que não estão habituadas a expôr as suas opiniões publicamente pode colocar algumas reservas. Mas rapidamente ficarão rendidas aos encantos desta ferramenta da web. Acho que o blog não inibe. Até é capaz de ser um bom impulsionador para ajudar as pessoas a adquirir competências na arte da comunicação, da expressão das suas opiniões e da criação de uma comunidade de partilha de saberes e experiências. Evidentemente que se um blog não for bem gerido pode acarretar alguns riscos. Mas são mais as vantagens que os riscos.

ASE disse...

Boa tarde!
Como alguns dos meus colegas já referiram, tem sido, sobretudo, no âmbito do mestrado (sobretudo das 2 disciplinas anteriores) que o uso do blog em contexto educativo se tem revelado uma mais valia e uma experiência bastante positiva.

Na minha opinião, qualquer blog (seja edublog, fotoblog, vídeoblog...) ou até uma wiki, um podcast.. é passível de ser explorado num contexto educativo, tudo depende da atitude pedagógica de quem os usa/selecciona.

Para além das vantagens já mencionadas, refiro a possibilidade que estas ferramentas dão aos alunos para construirem o seu processo de conhecimento usando diferentes perspectivas sobre determinadas matérias ou assuntos (sejam elas curriculares ou extra-curriculares) e, refiro ainda, o espírito de partilha e colaboração que lhes são característicos.

Como desvantagem...talvez não seja desvantagem, mas algo que é inerente à realidade e que já foi falado noutra ocasião, é o facto de, infelizmente, o estado da educação não ter ainda atingido o nível 2.0! Quer em termos de infra-estruturas, equipamentos, etc, etc, quer em termos de mentalidades como falou a Isabel.

MLucas

ASE disse...

Com as últimas cadeiras do Mestrado descobri as potencialidades do blog como ferramenta facilitadora do processo ensino/aprendizagem.

Grátis, de utilização simples, permite interacção, colaboração na construção de conhecimento para uma pequena comunidade com interesses comuns, deixando a porta aberta para contributos vindos do exterior. Para o professor, poderá ser um espaço de partilha de experiências pedagógicas, para o aluno poderá ser uma porfolio, um repositório dos seus trabalhos, para um grupo de alunos, poderá ser o suporte de divulgação de um trabalho de investigação sobre determinado assunto… É sem dúvida, importante tirar proveito desta ferramenta que tanta adesão tem nas camadas mais jovens para explorar competências tais como a expressão escrita (e porque não em língua estrangeira?), a capacidade de reflexão crítica, a cidadania e o dever de se pronunciar, a responsabilidade de colaborar na construção do saber…
O professor responsável pela dinamização da actividade que implica a utilização do blog deverá educar os seus alunos para as questões ligadas aos direitos de autor mas isto aplica-se a qualquer suporte utilizado para divulgação de trabalhos.
Deverá ainda acompanhar de perto o desenvolvimento do blog para que este não se desvie dos objectivos delineados.

Cristina Costa

ASE disse...

Com os desenvolvimentos tecnológicos aplicados à WWW, surgiram novas formas de comunicação e consequentemente novos ambientes de aprendizagem. Um desses ambientes de aprendizagem é o blog. Por exemplo, este mesmo espaço, onde escrevo e no qual sou aprendente através de elearning.
Esta “social web” pressupõe uma interacção e aproximação entre utilizadores. Com efeito, o blog pode ser mais do que um simples diário pessoal de actividades ou acontecimentos. Como espaço de comunicação e de aprendizagem colaborativa, apresenta potencialidades para ser uma ferramenta ao serviço do processo de construção de conhecimentos (construtivismo). Neste ponto de vista, os blogs devem ser tidos em conta no processo de ensino/aprendizagem, mais especificamente no âmbito do elearning.

Algumas vantagens e desvantagens relativamente à aula tradicional que me ocorrem de momento:

Vantagens:
- Vários alunos podem estar a responder ao mesmo tempo a um determinado assunto, sem que, haja o ruído das múltiplas respostas na sala de aula tradicional.
- Os comentários, análises, reflexões, respostas podem ser melhor estruturados pelo próprio aluno, antes da sua publicação.
- Alunos com maior timidez podem sentir-se mais livres à participação (se não pensarem que os seus comentários serão públicos nível mundial!).
- Existe a possibilidade de rever e analisar intemporalmente os comentários dos colegas. (na aula tradicional não é possível).

Desvantagens.
- Em países menos desenvolvidos os custos da necessária componente de hardware e telecomunicações.
- Existe sempre uma parte da sociedade que prefere ouvir e falar ao invés do escrever e ler.

Em relação às vantagens/desvantagens de outras ferramentas como o email, mailing list, news groups e fóruns de discussão, o blog parece-me ser, das ferramentas atrás referidas, a melhor forma de publicar conteúdos de modo a serem visualizados por outros utilizadores. Não necessitando, como já foi referido de grandes conhecimentos técnicos. Pode ser também visto como elo de ligação entre as ferramentas aqui referidas.
Dependendo da utilização a fomentar, as mailing lists, news groups ou fóruns de discussão podem levar vantagem numa utilização autenticada de uma organização. Mas aí, os blogs contra-atacam com a criação de blogs numa intranet…

Zito Cavaleiro

ASE disse...

Tal como já foi sobejamente afirmado pelos meus colegas, as disciplinas anteriores estimularam o recurso a ferramentas da web 2.0, em especial os Blogs. Antes destas disciplinas via blogs, mas não participava neles e portanto desconhecia o seu potencial.
No entanto, após ter experienciado, considero que podem ser ferramentas muito interessantes no contexto educativo, por permitirem uma maior abertura.
Actualmente, é necessário um grande esforço para cativar os alunos para as aulas, e se não inovarmos dificilmente conseguimos que eles se sintam atraídos por matérias que alguns consideram quase obsoletas. É aqui que entra a utilização de blogs, pois são ferramentas que estimulam o debate entre alunos, mas que também o estende a um universo maior, o que promove a expansão dos seus conhecimentos. O facto de o diálogo ocorrer num ambiente em que não existe o factor presencial, induz a participação mesmo dos mais tímidos, que não ficam constrangidos nem intimidados com a presença de outros.
Em paralelo, penso que os blogs podem incrementar a noção de responsabilidade de cada aluno, pois se eles entenderem o blog como uma criação sua, irão, certamente, ter uma maior preocupação com a sua gestão.
Num mundo tecnológico, como o actual, e face às características dos jovens de hoje, penso que os blogs serão um instrumento que cativa, além de terem a grande vantagem de serem de fácil utilização, sem necessitarem de um conhecimento especializado para a sua utilização.

Sara Pita

Filipe Silva disse...

Antes de iniciar este mestrado conhecia os Blog’s como mero observador e em contextos que não me despertavam o interesse, pelo que nunca lhes tinha dado o seu verdadeiro valor, sendo que hoje, considero um recurso extremamente positivo no que diz respeito à sua utilização no processo de ensino/ aprendizagem.
Pode ser usado como local de partida e organização de debates sobre determinado tema, tal como está neste momento e nesta disciplina a acontecer.
Por ser um recurso de visibilidade ampla e permanente, todo e qualquer conteúdo é divulgado com maior responsabilidade por parte de cada interveniente.
Dadas as tecnologias da chamada “web 2.0” é possível acompanhar com facilidade a evolução de vários blog’s sem a necessidade de dispensar muito tempo à sua procura, já que a mesma se apresenta ao indivíduo num ambiente pessoal, personalizado e de fácil controlo.
A simplicidade com que cada um pode contribuir com a sua opinião, sem requerer grandes conhecimentos técnicos é um factor de extrema importância e que desfaz o preconceito ainda vigente de que é tudo muito complicado de utilizar e assim de participar na construção do conhecimento, quando determinado indivíduo se depara com tal recurso.
Por outro lado, a iniciativa da constituição e gestão de plataformas de construção do conhecimento, assente num blog também é bastante intuitiva. Esta simplicidade, liberta espaço e canaliza grande parte do esforço do educador/ formador no estudo das estratégias pedagógicos a serem implementadas para o bom sucesso do processo ensino/ aprendizagem.
Está-se sem duvida nenhuma a utilizar uma metodologia construtivista, onde o conhecimento se constrói com a participação de um e de vários indivíduos, em que cada um dos indivíduos faz a gestão do seu tempo, participa de forma autónoma e constrói o seu próprio conhecimento ao ritmo que melhor se lhe adequa.
Também iniciei a prática de utilização de blog no ensino secundário, numa turma do 11.º ano, onde, numa fase ainda inicial, parece estar a dar bons frutos. Pelo menos noto uma vontade de participação, embora que ainda restrita ao tempo lectivo da própria disciplina. O tempo dirá…
Nesta fase já se encontram várias opiniões expressas das quais partilho e destaco:
Seguimento de várias plataformas quase em tempo real (blog´s e agregadores);
Facilidade de implementação e gestão deste tipo de ferramentas;
Ambiente de participação mais desinibidor do que num ambiente presencial;
Maior responsabilização dos intervenientes;
Produção e partilha de conhecimento facilitada;
Igualdade de oportunidade de intervenção e participação (mesmo que em simultâneo);
Processo de ensino/aprendizagem colaborativo;
Mentalidade/ sensibilidade para o uso de tal ferramenta em contexto educativo.

Filipe Silva.

catarina disse...

A minha experiência em blogs é muito singela. Já tinha visitado alguns, mas nunca tinha participado em nenhum até frequentar este mestrado. Penso que cada vez mais os professores necessitam de cativar e motivar os seus alunos e valorizando o papel desta e de outras ferramentas disponíveis na web 2.0 conseguem proporcionar bons momentos pedagógicos e de diversão para os alunos e professores.
Para além de ser um meio de socialização, é um espaço onde os alunos podem ser valorizados pelos outros e interagir de forma dinâmica.

Hugo disse...

Olá a todos!
Aqui fica o meu contributo para a discussão, resumindo muito do que já foi dito para não ser muito repetitivo, e confirmando mais uma vez que iniciei a utilização de blogs na disciplina de TCEd.

A meu ver, a utilização dos blogs para fins educativos implica um planeamento muito cuidado da sua utilização por parte do professor, visto ser uma ferramenta potencialmente “aberta” a qualquer utilizador da web, que pode ter múltiplas aplicações, e por isso requer especiais atenções quando usada para avaliar o processo de aprendizagem de um aluno.

Tal como o Paulo referiu, devem-se incrementar estas tecnologias desde cedo, por forma a explorar as suas vantagens. Porém, o facto de dinamizar e divulgar as ferramentas web 2.0, pode desenvolver competências ao nível da responsabilização pela informação divulgada, tal como uma atitude positiva perante os conteúdos disponíveis na web.
Diversas poderão ser as formas de potenciar um blog no desenvolvimento de aprendizagens. Uma delas, e que já foi referida nesta discussão, prende-se com os denominados e-portfolios que podem espelhar o processo de ensino-aprendizagem de determinado individuo, do mesmo modo que permite ao seu professor um acompanhamento desse processo, bem como a outras pessoas, de contribuírem para o seu desenvolvimento.

Assim, a atitude pedagógica (também já referida pela Margarida) é fulcral na implementação deste tipo de ferramentas em âmbito educativo, sendo que as vantagens e desvantagens terão de ser sempre associadas a determinada idade e área de conhecimento.


Enumero de seguida algumas daquelas que me parecem ser vantagens e desvantagens na generalidade do contexto em análise.

Vantagens:
- Facilidade de utilização, permitindo a qualquer pessoa a publicação de informação.
- O utilizador pode ver as suas informações publicadas e comentadas.
- Qualquer utilizador da web pode visualizar a informação e contribuir para o seu enriquecimento.
- Desenvolvimento da expressão escrita em alunos do nível do ensino básico (pelo menos).
- Complemento ao ensino presencial de sala de aula, e aplicável a diversas metodologias e faixas etárias
- Desenvolvimento de espírito critico perante as informações publicadas, e responsabilização perante as suas próprias publicações.

Desvantagens:
- Utilizadores com intenções diferentes do trabalho podem distorcer as discussões.
- Possível dispersão de conteúdos se usado cumulativamente a outras ferramentas com objectivos pedagógicos.
- Necessidade de acesso à rede de Internet (o que ainda pode ser tarefa difícil em determinados “extractos” sociais).

Apesar desta reflexão parecer brotar facilmente, fez-me reflectir um pouco mais sobre a aplicação dos blogs. Para além das discussões em que podemos partilhar opiniões e informação, podemos usá-los como alojamento dum e-portofolio. Mas, e se o blog que conhecemos sofrer algumas mutações e permitir cruzamentos com outras ferramentas? Ou mesmo que apenas disponha das características que o distinguem actualmente, que outras aplicações poderá ter em contexto educativo? Irei continuar em reflexão…

ASE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sannya Fernanda disse...

Li ao fim da disciplina passada que o blog é um valioso instrumento de registro reflexivo, serve como um memorial e pode desta forma, ser utlizado com fins educativos. É um instrumento de caráter pessoal que permite refletir e gerir um espaço, um processo ocorrido, bem como o regito de impressões, sentimentos, interpretações, explicações, preocupações.

ASE disse...

Antes das disciplinas de TCEd e AGA utilizava os blogs como comentadora ocasional, em blogs de amigos. Durante este mestrado tive acesso à visão da utilização do Blog como autora/ administradora e este recurso revelou-se essencial na consecussão de muitas das tarefas que nos foram solicitadas, uma vez que a distância geográfica entre os elementos do grupo de trabalho era uma realidade.
Quanto a ferramentas web 2.0, em particular wikis, blogs, etc com feeds que permitem o seu acompanhamento por ferramentas de agregação como o netvibes, sou agora utilizadora habitual e entusiasta.
A nível profissional não utilizo o blog, apenas um website tradicional onde disponibilizo a maior parte dos recursos que utilizo nas minhas aulas.
Catarina Reis

olgacacao disse...

Sobre os blogs e a sua utilização em contexto educativo...
Muito já foi dito pelos meus colegas e estou de acordo com a maioria das ilações..portanto...vou apenas deixar o meu testemunho pessoal.
Antes de frequentar o mestrado apenas utilizava blogs com carácter social.
Com TCEd passei a valorizar os blogs de outra forma. Afinal..servem para trabalhar!
Os blogs são optimos para partilha de informação. Não é necessário ser um expert em informática, como alguem já referiu, para se escrever num blog..ou ter um blog pessoal! A facilidade de utilização e o interface atractivo que a maioria deles proporciona é uma mais valia e "tentação" à escrita.
No fundo os blogs já constituem uma nova forma de comunicação entre professores e alunos que pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Publicar num blog pode ser divertido...e uma forma de aproximar professores e alunos.

Olga Cação

Clube de Dança "DancEn?gma" disse...

Os blogs são, realmente, páginas simples tanto na sua criação como publicação, já que não é necessário nenhum conhecimento em programação para os utilizar. Através da utilização dos blogs, podemos publicar ideias em tempo real e interagir com qualquer pessoa do mundo que uso a mesma ferramenta. Os textos apresentados, podem ser lidos e comentados, abarcando uma grande variedade de assuntos. Na educação, os blogs ( e como temos verificado neste Mestrado) é uma excelente ferramenta de publicação de ideias que tem possibilitado a construção de uma rede social e de saber.
Desta forma, os blogs poderão trazer vantagens tanto para professores como para os alunos. Através do trabalho colaborativo alunos/ professores poderão desta forma, desenvolver projectos, produzir resumos da matéria, enfim….
Os blogs são uma “lufada de ar fresco” para a educação… pois através desta ferramenta podemos construir conhecimento a partir de uma ambiente favorável à aprendizagem.
Carla Rodrigues

ASE disse...

Ora bem, já pertenço à blogosfera à algum tempo e tenho visto alguns blogs muito interessantes que no meu entender prestam serviço educativo. Como muitos já referiram o facto de ser fácil de criar e manter actualizado é uma mais valia, ainda para mais quando se pretende que os alunos também participem neste processo. São vários os exemplos de profs que criaram blogs mas que quem os mantém são os seus alunos. É possivel de se trabalhar a leitura e escrita, é uma recompensa, é motivador, é uma visibilidade para todos (pais, tios, avós,...), etc.
Nem sempre são os pais a ir buscar os filhos à escola, actualmente um mercado em expansão é o dos transportes de crianças, pelo menos em lisboa, onde nos principios e fins de aulas é ver as carrinhas estacionadas às portas de escolas e colégios para ir buscar os alunos. Penso que com isto se perde uma coisa importante, o contacto de pais e professores. Com o blog devidamente actualizado penso que será uma mais valia para aproximar a realidade escolar aos pais, por exemplo.


Renato Paiva

Unknown disse...

Não querendo ser repetitiva, de facto, neste mestrado apercebi-me da importância dos blogs e da diferença que pode fazer no contexto educativo. De facto, se o mundo vai evoluindo e daí existir uma web 2.0, a educação tem de obrigatoriamente acompanhar essa evolução, fazendo uso disso. Acho que o blog é uma ferramenta extremamente motivante e de facil utilização, o que já é uma grande vantagem. Claro que o facto de estar em público pode por vezes inibir, mas só assim se vai construindo um mundo democrático, com as diversas opiniões. A interent é já uma ferramenta de estudo e os blogs, podem muito bem ser uma ferramenta especializada, onde o aluno sabe que ali há informação com qualidade!Para além disso o blog pressupõe interacção tornando-se numa ferramenta bastante rica, em termos de aprendizagem.

Sónia Bernardes Mateus

O grupo disse...

Boa tarde.
Sou "fã" de blogues. Decobri-os à cerca de 2 anos com um amigo que criou o seu proprio espaço (visitem http://bloquito.blogs.sapo.pt) e achei a ideia de podermos expor as nossas ideias ao mundo fascinante. No entanto, não sendo um escritor nato, fui adiando a criação do meu proprio blog. Mas para mim essa era única utilização dessa ferramenta - uso pessoal. Após a realização de algumas disciplinas deste mestrado apercebi-me o quão limitado estava a ser em relação às multiplas faces que um blogue pode ter. Além de um simples diário (publico) poderia ser uma ferramenta com potencial de criar comunidades de aprendizagem, de partilha de conhecimentos, de supporte ao ensino/aprendizagem. É adaptável a quase qualquer ambiente . Com a ajuda das ferramentas da web2.0 (agregação p.e.) o seu potencial sobe então exponencialmente, pois torna-se possível acompanhar diversos blogues em simultaneo.
Construí na passada 2feira o meu próprio blog com o único intuito de servir como um espaço de exposição de ideias embora consciente que, à distância de um pequeno clique, se pode tornar (como qualquer outro) alvo de partilha e de se formar à sua volta uma comunidade(embora não seja essa a intenção).
Por motivos pessoais ou profissionais um blogue é neste momento uma ferramenta essencial para um "internauta 2.0".

ASE disse...

Pelo que li anteriormente a minha opinião vai de encontro ao que já foi dito mas aqui deixo a minha contribuição.
Tanto a nível pessoal como profissional nunca participei num blog, utilizei-os apenas para ler a informação disponibilizada. A ideia que tenho de um blog é que este permite a partilha de ideias através de textos, imagens, vídeos,etc.
Sendo o blog um local de patilha de informação, cada participante irá contribuir para a construção de conhecimentos através de comentários ou textos publicados. Dá para apagar comentários? Se não dá, poderá ser um das desvantagens dos blogs pois poderá haver participantes que desviem o rumo dos objectivos esperados aquando da colocação de um tema. Penso que terá sempre que existir um administrador do blog que faça a selecção de comentários.
O facto de toda a gente ter acesso ao blog será uma vantagem ou uma desvantagem? Do meu ponto de vista, poderá ser uma vantagem se utilizarmos o blog para trabalhar um tema que se pretende divulgar e ter a opinião de várias pessoas. Será uma desvantagem se o conteúdo do blog é apenas dedicado a um pequeno grupo.
Outra vantagem do blog é o facto de se ter acesso à informação em qualquer local.
Neste momento, tudo o que utiliza novas tecnologias para aquisição de conhecimentos desperta interesse por parte dos jovens, o que fará o uso do blog uma ferramenta vista com agrado.

Celina Ferreira

ASE disse...

Apesar de conviver com bloggers que utilizam essa ferramenta como apoio e meio de comunicação na realização de trabalhos, avaliações, etc., confesso que, profissionalmente, a minha utilização de blogs é praticamente nula.
Pessoalmente é um pouco diferente: como a maior parte das pessoas criei (há séculos) um blog, e como grande parte das pessoas raramente o actualizo…
No entanto, acedo e participo muitas vezes a blogs de colegas – sejam mais pessoais sejam mais generalistas - e no meu blog tenho o link para o blog deles, e eles têm o meu. Criou-se assim uma espécie de círculo, ou irmandade de discussão: eles sugerem blogs aos quais acedemos, e acabamos, por fim, por lermos os mesmos textos e participar nos mesmos grupos. O que, por vezes, tem o inconveniente de nos fecharmos sobre aquilo que falamos e não sermos tão permeáveis ao que nos passa ao lado.

Penso que os blogs podem ser, a nível educativo, quase um prolongamento da “aula”: discussões que têm que ficar a meio por limites de horário podem continuar, independentemente do tempo e espaço, dúvidas que surgem podem ser esclarecidas, debatidas ou combatidas permitindo uma discussão que, no frente-a-frente, por vezes não é tão fácil acontecer. Por outro lado há pessoas que não se sentem à vontade para publicar as suas opiniões (será ainda pelo peso da palavra escrita?), e que prolongam para o blog o comportamento do dia a dia, em aula: observam, analisam, mas não discutem. Neste caso, com o inconveniente de o “docente” não o poder interpelar directamente e a interacção ser inexistente.
Relativamente a outras ferramentas como o e-mail, considero que permite uma interacção e partilha que o e-mail não facilita: é mais pessoal (no sentido de entre pessoas) e menos global. Enquanto que este pode ser utilizado para uma troca de impressões mais individual – e mais privada – não fomentará tanto a troca de opiniões nem a partilha do conhecimento.
Potencialidades dos blogs? Tantas quanto a criatividade e a ligação à Internet o permitirem: partilha de conhecimento, de opiniões, debate de ideias, respostas em tempo real ou depois de pensadas e analisadas, eliminação das barreiras físicas… para além do (para mim desagradável) anonimato dos comentários e da desinibição que daí resulta. Limitações: corre-se o risco de, se estivermos a trabalhar com pessoas que não gostem de expor aquilo que pensam ao mundo, será difícil haver interacção; a opinião publicada é (quase sempre) pensada e, por isso, grande parte da espontaneidade desaparece.

Por mim, prefiro os fóruns de discussão (talvez pelo nome :)) aos blogs: enquanto que num blog há um mote e depois (quando há) uma opinião, no fórum há mais discussão. Uma resposta dá azo a outra pergunta, essa pergunta a uma contra argumentação, existe uma outra dinâmica que, até agora, ainda não encontrei num blog. O blog é a minha sala de visitas, o fórum o café onde nos reunimos.
O exemplo disso é que num fórum não escreveria tanto…

ASE disse...

com tanta coisa esqueci-me de assinar... o post acima é meu

mónica aresta

Paula Antunes disse...

Tenho Pouca experiência na utilização dos blogs como ferramenta educativa. Os alunos adoram os fotoblogs, pela parte visual e pessoal inerente, mas os blogs uma vez que implicam a produção de etxto e comentários mais (ou menos) extensos não são tão utilizados. Como recurso educativo, iniciei há pouco tempo a sua aplicação em intercâmbios no âmbito do Projecto Comenius e de geminação electrónica (eTwinning, revelando-se como uma boa forma de trocar ideias e desenvolver competências sociais, culturais e linguísticas.

virus disse...

O meu contacto, em termos pessoais, com os blogs, resume-se à visita esporádica de blogs de pessoas conhecidas. Parece-me, no entanto, que não dispertam grande cruzamento e troca de informação com outros visitantes desses mesmos blogs, mas mais com o autor daqueles. Assim, estarão em desvantagem relativamenrte aos, por exemplo, fóruns de discussão.
Em termos educativos nunca utilizei esta ferramenta. De qualquer forma não deixa de ser uma mais valia, até porque o uso das TIC na aprendizagem enriquece-a e aumenta a motivação dos alunos.

Tânia Martinho

ASE disse...

Entrei em contacto com esta ferramenta neste mestrado, nas duas disciplinas anteriores.
É uma ferramenta que pode e deve ser utilizada em contexto de aprendizagem à distância. Na verdade, os blogues têm um potencial enorme que, em contexto educativo, ainda não está totalmente aproveitado.
Os blogues permitem o arquivamente de textos e outros conteúdos, assim como os comentários, possibilitando uma pesquisa quando necessário. Os blogues permitem uma troca de ideias entre pares de trabalho, e com terceiros que passem por lá, pois o acesso aos blogues é público. Permitem múltiplos projectos, em diferentes contextos, e com diferentes objectivos. Também permitem a conteúdos ricos, tais como textos, links, viveo, audio, imagens, apresentações, etc.
Podemos utilizar os blogues para discussões de temas de trabalho, partilha de conhecimentos e reflexões pessoais ou de grupo. Estas situações, às quais se junta um ambiente atractivo e interactivo, faz com que haja mais cuidado com a escrita e se pratique a leitura e o espírito crítico.
Existe um pequeno senão: a avaliação, em contexto educativo, não é nada fácil. Ao professor que acompanha as discussões na blogosfera, apesar dos instrumentos de agregação, terá alguma dificuldade em acompanhar e registar todos os post e comentários. E este problema agrava-se se o número de alunos aumentar, contando ainda com as pessoas exteriores ao projecto, por muito benéfico que isso seja. Para resolver este problema, o professor terá de se socorrer de outros métodos, talvez mais artesanais. Mas apesar disso, é uma aposta ganha, que tem de ser ainda mais explorada, e porque não dizer, desenvolvida para uma plena integração em contexto educativo.
Zé Carlos