09/01/2007

Levantamento de percepções/ Avaliação de software educativo

Sobre avaliação

Avaliar é apresentar um parecer sobre algo, um processo a partir de parâmetros. Ou estabelecer parâmetros com os quais se emite julgamento, se atribui valor, se tece opiniões. E é algo subjectivo, pois quem emite valor é um sujeito sobre outro sujeito ou sobre o processo que envolve ambos.
Quando se trata de recursos didácticos ou tecnológicos, a avaliação se dá em relação a se esses recursos ou ferramentas ajudam a atingir certos objectivos ou intenções educacionais, se auxiliam o aluno na tarefa de produzir conhecimento. E passa pela selecção dos tais recursos, se estes estão de acordo com as estratégias de aprendizagem planeadas e os demais quesitos (objectivos, conteúdos e a própria avaliação) ligados ao processo de ensino-aprendizagem.
Todas as pessoas estão sempre a fazer, a tecer avaliações. Mas quando se trata de educação, existe um profissional ligado a ela para emitir seu parecer com formação específica. O professor é o principal responsável por escolher os mecanismos de avaliação mais apropriados para cada situação de ensino e aprendizagem. E tem com base o próprio aluno, as ferramentas ao seu alcance, os objectivos de aprendizagem. Os mecanismos de avaliação vão sendo escolhidos previamente e no decorrer do processo.
Avaliação está ligada a aprendizagem, a produção de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e habilidades, a apreensão de conteúdos significativos, ou seja, intimamente, vinculada a interacção estabelecida entre o aluno e o conhecimento.

Sobre Software Educativo

Software é educativo quando busca promover a aprendizagem e se sustenta em um estruturação pedagógica e didáctica sobre conteúdos, unidades didácticas, aulas, cursos.
Creio que aplicações informáticas gerais, processadores de texto, base de dados, ferramentas de e-learning podem ser considerado softwares educativos dependendo do uso que se der a esses espaços e podem ser utilizados na escola. São escolhidos e adaptados a proposta de ensino desta.

Sobre avaliação de Softwares Educativos

A avaliação de softwares educativos é uma análise dos materiais educativos e sua criação e implementação. Geralmente são profissionais da informática quem fazem a análise dos softwares, como os engenheiros, educadores e designers de softwares educativos, com a finalidade de testar sua funcionalidade entre outros aspectos. Não acredito em receitas quando se trata de educação. Na avaliação, deve-se ter em conta os objectivos pedagógicos, sua funcionalidade, o formato, apresentação dos conteúdos, sua variedade e flexibilidade, nível de aprendizagem do aluno.