06/02/2007

Comentários às 1ªs versões

Estou a disponibilizar os trabalhos comentados no Bb. Fica à vossa consideração colocá-los aqui ou nos vossos blogs, dando-lhes mais visibilidade.

Bom trabalho!

MJL

2 comentários:

ASE disse...

Viva!
Esta etapa está ultrapassada!.
Passo agora a "bola" para o vosso lado. No entanto, continuo atenta, na medida das minhas possibilidades.
Curtam!
MJL

Pedro Costa disse...

Iniciei a minha participação nesta disciplina um pouco perdido, devido ao facto de não ter participado nas primeiras sessões presenciais. Após uma leitura e consulta do material fornecido no BlackBoard, procurei rapidamente enquadrar-me na disciplina e o que objectivos se pretendia atingir.
Outro ponto, foi no meu atraso na integração do meu grupo, que no final se tornou uma ajuda preciosa, devida ao esforço e dedicação que tiveram ao projecto.
Do de vista das competências a desenvolver, neste caso, desenvolvidas, permitiu um maior aprofundamento das mesmas. Porém, e relativamente
à minha gestão tempo menos adequada, não consegui tirar o máximo proveito da disciplina, de forma a desenvolver e a melhorar determinadas competências.
Em função do contexto, desenvolver um projecto de avaliação de software “educativo” definindo e descrevendo:
• O objecto a avaliar e as funções do estudo de avaliação - 3
O objecto foi alvo de negociação, existindo dois grupos com o mesmo objecto de trabalho.
• A natureza do estudo de avaliação - 4
A natureza do estudo de avaliação, foi com base na avaliação conjectural – análise.

• Os objectivos da avaliação - 4
Os objectivos de avaliação, foram o do “verificar” a sua aplicação em contexto educativo, como um complemento ao ensino-aprendizagem.

Deve ser em atenção de que forma seleccionamos os critérios e indicadores, que técnicas e instrumentos a utilizar na recolha de dados, a análise dos dados recolhidos e tirar considerações finais

• Os intervenientes – 4
Os intervenientes foram previamente escolhidos, porém no final do projecto e por questões de tempo, não foi possível inserir novos intervenientes, como por exemplo as equipas que desenvolveram os sítios avaliados, tal como o público-alvo, as crianças.
• Os critérios e indicadores – 4
Os critérios indicadores poderiam ter sido melhor definidos, caso o espaço temporal para definição dos mesmos fosse maior.

• As técnicas e instrumentos a utilizar na recolha de dados - Não se aplica

• A recolha de dados (se for o caso) - Não se aplica

• A análise dos dados recolhidos e tirar conclusões (se for o caso) - Não se aplica

Tendo em conta a sociedade de informação em que vivemos e as competências necessárias para fazer face aos desafios que ela coloca, pretende-se promover igualmente na disciplina de ASE, o desenvolvimento de competências:
• De utilização reflectida das TIC em contexto educativo (blogs e mapas conceptuais, …) - 2
Reconheço em uma importância da utilização das TIC em contexto educativo, não tendo uma participação positiva no que se refere essencialmente aos blogs.
• Colaboração - 4
O trabalho colaborativo foi fundamental para o sucesso do nosso projecto, tendo a oportunidade de estudar um assunto que nos era, de todo, desconhecido (pela maior parte dos elementos do grupo) – a avaliação de software educativo. Desta forma, alargámos horizontes e desenvolvemos novas competências, novas forma de “ver” software, novas formas de perceber a importância das metáforas, da consistência da interface, dos sons e das imagens.
• Pesquisa, tratamento e organização de informação – 3
Relativamente ao trabalho de grupo, no qual procurámos aplicar muito do que aprendemos no âmbito da disciplina, está longe de ser um trabalho perfeito. Pelo contrário, reconhecemos-lhe algumas críticas, sobretudo ao nível do aprofundamento da utilização das TIC neste tipo de projectos. Uma das dificuldades foi o facto do grupo apenas se ter conhecido pessoalmente no dia da apresentação.
• Desenvolvimento e avaliação (fazer balanços de competências, identificar dificuldades) de planos de trabalho/formação - 3
Nem sempre foram percebidos os itens avaliados, existem certos casos um atraso na avaliação dos mesmos o que dificultou o desenvolvimento dos projectos. Porém o alargamento das datas permitiu colmatar este ponto.
• Comunicação - 4
Foi uma das mais valias no que refere à comunicação, o facto de o grupo não se conhecer e ter conseguido criar uma linha de comunicação funcional.

Este trabalho alertou-nos ainda para uma questão essencial que poderá permitir uma análise mais rica em próximos projectos, pelo facto do nosso grupo ter três elementos da área do ensino e um da área técnica, seria interessante que este tipo de projectos tivesse equipas mais ricas (multidisciplinares), assim as diferentes competências permitiriam uma análise mais complexa.